domingo, 15 de agosto de 2010

O PODER DO CONHECIMENTO.

Há uns anos atrás um velho amigo me disse que conhecimento é poder, e que quem domina a informação completa, detém o poder completo.

Hoje me peguei refletindo sobre a difusão de informações com o “bang” da Internet e cheguei a espantosa conclusão que atualmente todo mundo detém o poder, mesmo que incompleto.

Nos tempos modernos, qualquer pessoa que tenha um micro com acesso a Internet pode ser desde um grande chefe de cozinha até um exímio piloto de aviação comercial ( procurem por simuladores de vôo no Google). Então não seria de todo errado afirmar que hoje existem muitas pessoas que detém uma espécie de poder que até alguns anos atrás pertenciam somente as corporações de ensino e instituições profissionalizantes (falando a grosso modo claro).

Graças ao GOOGLE e a sites como a Wikpédia (A enciclopédia livre onde qualquer pessoa pode editar as informações sobre qualquer assunto), existem hoje milhares de gênios em História, Física, Química e etc... Mas será mesmo que a moçada que busca na Internet o conhecimento está mesmo evoluindo, ou a Internet está criando e desenvolvendo uma geração de falsos gênios?

Proponho um teste simples, uma experiência muito fácil de se fazer que consiste unicamente em duas perguntas formuladas da seguinte maneira e nas seguintes circunstâncias:

Se você leitor tem mais de 30 anos de idade e tem filhos pergunte a eles o que significa URSS e qual foi a sua importância para o mundo. Em seguida pergunte qual a diferença entre Rebeldes e Revolucionários...

Aposto que vocês ficaram surpresos com as respostas...

Imaginem então se fossemos abordar temas mais complexos com nossos filhos, sobrinhos, enteados, enfim esta nova geração que é tão vidrada em Orkut, faceboock, MSN e afins.

Quanto tempo faz que seus filhos não apresentam um trabalho de escola escrito a mão? Ou vão a Biblioteca pegar um livro para Ler? Ainda existe o cartão de biblioteca?

Hoje os livros são E-Books, que podem ser editados por qualquer um que entenda de informática, O mapa Geopolítico que a professora de escola pediu é encontrado no GOOGLE, muitos nem sabem quantos paises existem no planeta... Hino Nacional? Alguém ainda sabe cantá-lo?

Vejam bem não tenho nada contra a Internet, o Google ou as redes sociais, eu mesmo sou usuários de uma rede social, minha página principal do Internet Explorer é o Google, uso MSN e passo muito tempo navegando a na Internet. Apenas tento mostrar neste post que o poder da informação e do conhecimento está deveras corrompido.

Imaginem se Darwin soubesse o rumo que a evolução Humana seguiria, será que ele teria um Infarto?



Reflitam.



Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário